trocas e devoluções

 

Como funciona a troca de mercadorias na informática SHOP?

O retorno de mercadorias pode ocorrer em 2 momentos: no ato da entrega ou após recebida a mercadoria pelo cliente.

No ato do recebimento confira a nota fiscal e as mercadorias entregues. Se houver quaisquer irregularidades, tais como: embalagem aberta ou avariada, mercadoria avariada, mercadoria em desacordo com o pedido ou falta de acessórios, não assine, carimbe ou destaque o canhoto da nota fiscal. Indique o motivo da recusa no verso da 1ª via da nota fiscal, coloque a data, assine e a devolva, junto com as mercadorias, à transportadora.

A conferência das mercadorias e da nota fiscal é fundamental, pois, após conferido e assinado o canhoto da nota fiscal, a informática SHOP não se responsabiliza por eventuais irregularidades na compra do cliente. Vale ressaltar que não serão aceitos pedidos de troca/devolução de produtos adquiridos erroneamente, ou seja, verifique sua cotação atentamente antes de autorizar o pedido.

Após recebida a mercadoria, os processos de retorno devem atender às exigências dos fabricantes, e das distribuidoras, pois a informática SHOP é apenas uma representante destes fabricantes e distribuidores, atuando como facilitadora na relação entre distribuidora, fabricante e cliente. Caso não seja respeitado o processo destes distribuidores/fabricantes a informática SHOP também não se responsabiliza por negativas no processo de troca e/ou devolução.

Os produtos comercializados pela informática SHOP são vendidos com garantia de 1 ano na modalidade BALCÃO (salve excessões devidamente documentadas), ou seja, os produtos defeituosos devem ser encaminhados para o local indicado pelo fabricante, com frete por conta do cliente, dentro dos prazos fornecidos pelo respectivo fabricante.

Após o recebimento das mercadorias, os processos de retorno realizados pela informática SHOP são: troca, devolução e alteração de dados da nota fiscal.

Troca de mercadorias

A troca ocorre quando há defeito de fabricação na mercadoria. Para que ocorra a troca é necessário que a mercadoria esteja em perfeitas condições físicas, ou seja, a mercadoria e sua respectiva embalagem não podem estar avariadas nem danificadas. Vale recordar que faz-se necessário conferir por avarias físicas no ato do recebimento, e se assim for constatado, negar o recebimento do produto e não assinar canhoto da nota fiscal. Caso o produto tenha sido recebido normalmente e o canhoto da nota fiscal tenha sido assinado, a informática SHOP não se responsabiliza por futuros pedidos de trocas por motivos de avarias físicas.

Cada fabricante e distribuidor possui regras específicas, de acordo com as datas de fabricação e entrega da mercadoria para contagem de prazos para autorizar um processo de troca. Geralmente leva-se 48 horas para que haja uma prévia análise de seu pedido de troca (a partir da abertura do ticket). Existem casos que uma equipe técnica de suporte do fabricante irá entrar em contato contigo para realizar testes que podem identificar defeito, e em caso positivo, emitem um código de autorização de troca/devolução.

Para realizar uma troca de mercadoria, o primeiro passo é iniciar um processo de SRM (solicitação de retorno de mercadoria): clique aqui

Devolução de mercadorias

A devolução ocorre quando há arrependimento da compra. Para devolver uma mercadoria, é necessário observar as seguintes condições:

  • O prazo para desistência da compra é de até sete dias corridos, a contar da data de recebimento.
  • O produto deve ser encaminhado em sua embalagem original, sem indícios de uso e sem violação do lacre original, devidamente acompanhado da nota fiscal, manuais e acessórios.
  • Os fabricantes de licenciamento de software possuem prazos diferenciados para desistência de compra. Consulte-nos para mais informações.
  • A alteração de dados da nota fiscal é necessária quando há erro em alguma informação relativa ao cadastro, à natureza da operação ou às condições comerciais.

Para realizar uma devolução de mercadoria, o primeiro passo é iniciar um processo de SRM (solicitação de retorno de mercadoria): clique aqui

Esperamos ter esclarecido as dúvidas quanto a política de trocas. Caso tenha mais alguma dúvida entre em contato conosco.

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Fases do Processo

 

1. Criar nova SRM

Você deverá preencher o formulário de SRM (Solicitação de Retorno de Mercadoria) e formalizar sua solicitação. Não é possível realizar uma troca/devolução sem uma SRM devidamente documentada.

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2. Análise

O seu formulário de SRM é submetido à avaliação dos analistas técnicos do fabricante de seu produto com defeito, para aprovação ou reprovação. Esta posição será informada através de um e-mail, em um prazo máximo de 48 hs. 

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3. Envio da mercadoria com defeito

Com a SRM autorizada o cliente recebe as instruções de como proceder com a devolução do produto com defeito. Vale lembrar que a garantia é balcão, ou seja, o cliente arca com o frete para devolução. O cliente então envia o produto com defeito para o centro de distribuição que consta como emissora de sua NFe. Quando a SRM for autorizada ela fica em aberto no sistema por 15 dias aguardando que o cliente envie o produto com defeito. Passados estes 15 dias, caso o cliente não se manifeste, a SRM é automaticamente cancelada.

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4. Conferência

Diante da aprovação da SRM e recebimento da mercadoria o departamento de estocagem/qualidade realiza a inspeção de acordo com as condições informadas e autorizadas no processo de SRM (caixa original, todos manuais, todos cabos, e outros citados na autorização da SRM). Caso a mesma não se encontre nestas condições a mesma será recusada e seu produto não conforme ficará disponível para retirada.

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5. Liberação

É liberada nova mercadoria para os casos de troca. Para Devoluções e título já pago, o crédito é liberado (o crédito então pode ser utilizado em um novo pedido, ou você pode solicitar re-embolso). Para títulos não pagos a cobrança é cancelada. 

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6. Encerramento

Nova mercadoria enviada ou crédito concedido/baixa de título. Processo Finalizado.

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